Prontuário médico
Papel
UX Researcher
Métodos principais
Entrevista em profundidade e análise heurística
Tempo de execução
1 mês
Ferramentas
Miro e Figma
Principais Resultados
Estruturação dos dados informados pelos médicos, e aumento do faturamento de 30% por meio da melhoria da jornada.
O começo
Os médicos que faziam teleatendimento de uma empresa de saúde, possuíam muita dificuldade de usar o prontuário eletrônico.
Eles não preenchiam corretamente, colocavam todas as informações em apenas um campo, o que deixava o prontuário sem padronização.
Envolvimento de design
A equipe de design foi acionada para entender melhor o motivo dessas dificuldades e propor uma solução que fosse prática e fácil de ser usado, e que contemplasse toda a complexidade que um prontuário médico possui.
A partir disso, o que foi feito:
– Alinhamentos com stakeholders (equipe de negócios e médico gestor);
– Análise da documentação da 1ª versão.
– Definição dos métodos a serem usados, de acordo com os entendimentos iniciais;
– Planejamento e desenvolvimento das entregas.
– Protótipo final para desenvolvimento.
Requisitos e expectativas
Dentre os requisitos e expectativas envolvidas, destacou-se como norteadores principais:
01. Modelo único de preenchimento
A maior expectativa é que se chegasse a um modelo que atendesse as diferentes especializações médicas.
02. Praticidade
O novo modelo precisava ser prático, já que seria usado em teleconsulta.
03. Dados estruturados
Os dados comuns a todas as especialidades, por exemplo a Classificação Internacional de Doenças (CID), fosse categorizado em dados estruturados.
Os combinados
Para atender as expectativas, e cumprir o prazo sugerido (1 mês), ficou acordado 3 pilares indispensáveis no processo de design:
01. Mapear processos
Entender a dinâmica de atendimento médico online.
02. Modelo universal
Desenhar um novo modelo que atenda as necessidades da empresa e médica.
03. Validação
Avaliar a nova proposta e validar as novas funcionalidades.
Desenvolvimento
As escolhas dos métodos foram baseadas nas necessidades mapeadas e dentro do prazo proposto.
Desk research
- Entender na literatura médica brasileira, o que é um prontuário médico: legislação, segurança da informação e modelos existentes. Objetivo de embasar as escolhas de negócio e a prática do mercado e posteriormente alinhar internamente as definições.
Entrevista
- Reuniões online, com total de 5 médicos;
- Roteiro semi-estruturado, com objetivo de entender o dia-a-dia: dinâmica de trabalho, ferramentas utilizadas, forma de preenchimento e outras possíveis dores;
- Informações inseridas na ferramenta Miro, compartilhado com a equipe envolvida no projeto.
Benchmarking
- Entender no mercado outros modelos de prontuário;
- Informações separadas por categoria: entendimento de vantagem e desvantagem de cada produto analisado;
- Dados inseridos na ferramenta Miro e compartilhados com a equipe do projeto.
Teste de conceito
- Criação de uma nova proposta de modelo, com as informações separadas por assunto, campos livres;
- Avaliação feita com 6 médicos de especialidades diferentes;
- Protótipo desenvolvido pela ferramenta Figma;
- Compilação dos resultados na ferramenta Miro.
Desafios
Destacam-se os principais desafios encontrados e devidamente superados:
01. Modelo único de prontuário
Encontrar informações em comum que respondesse as necessidades de negócio e garantisse a segurança da informação.
02. Alinhamento de conceitos
Necessidade de alinhar entre as áreas conceitos sobre o produto.
03. Informações relevantes
A dependência de sistemas externos para validar informações importantes.
Entrega
A entrega foi dentro do prazo acordado, refletindo o empenho da equipe e o comprometimento de todos.
- Protótipo com nova proposta de preenchimento, que atende as diferentes especialidades médicas;
- Documentação atualizada.