Cotação de convênio
Papel
UX Researcher e UX Designer
Tempo de desenvolvimento
2 meses
Métodos principais
Entrevista em profundidade e teste de usabilidade
Ferramentas
Miro e Figma
Principais Resultados
Praticidade de preenchimento, otimizando o tempo.
O começo
Em uma operadora de seguro de saúde, o processo para fazer uma cotação de convênio, era muito engessado. Isso tanto para departamentos internos, outras empresas ou corretores de saúde.
A maior dificuldade era a impossibilidade de personalizar de acordo com perfil e necessidade de cada cliente.
Envolvimento de design
Isso gerou a necessidade de resolver essas barreiras.
A equipe de design foi acionada para mapear todo o processo com as diferentes áreas envolvidas, e propor uma solução sistêmica.
A partir disso, o que foi feito:
– Alinhamentos com stakeholders (equipe de negócios);
– Análise da documentação da 1ª versão.
– Definição dos métodos a serem usados, de acordo com os entendimentos iniciais;
– Planejamento e desenvolvimento das entregas.
– Protótipo final para desenvolvimento.
Expectativas
Dentre as expectativas envolvidas, destacou-se como norteadoras principais:
01. Atender a todos os públicos
Nas conversas iniciais, ficou evidente a falta de alinhamento sobre para quem seria esse sistema: se seria para áreas internas da empresa, para corretores de saúde autônomos ou departamento de Recursos Humanos de outras empresas. A expectativa dos envolvidos era que o sistema pudesse atender a todos.
02. Segunda tentativa de desenvolvimento
Essa era a segunda tentativa da empresa nesse desenvolvimento. Os envolvidos possuíam uma grande expectativa do quanto poderia gerar lucro e ser inovador para as áreas envolvidas.
Os novos combinados
Para atender as expectativas, e cumprir o prazo sugerido (2 meses), ficou acordado 3 pilares indispensáveis no processo de design:
01. Definição do usuário final
Alinhar e definir com as frentes envolvidas questões cruciais para que o desenvolvimento fosse coerente, principalmente: para quem?
02. Mapear os processos
Entender no detalhe o processo e dinâmica de trabalho com as áreas internas.
03. Navegação
Avaliar a fluidez do fluxo e validar as funcionalidades propostas.
Desenvolvimento
As escolhas dos métodos foram baseadas nas necessidades mapeadas.
Entrevista
- Roteiro semi-estruturado com 15 funcionários: diretores de área, gestores e do departamento de Recursos Humanos;
- Objetivos principais: definir público, entender processos, necessidade, dores, o que se esperava de ganho com o sistema e aprendizados da primeira versão desenhada;
- Como resultado dessas reuniões, definiu-se o foco para corretores de plano de saúde;
- O material foi todo compilado na ferramenta Miro, agrupado por assunto, criticidade de cada área e objetivos.
Jornadas e fluxos
- Ficou definido que a primeira versão seria focada em corretores de plano de saúde. A partir disso, Mapeamento das jornadas do corretor e funcionário do RH das empresas;
- Desenho de fluxo;
- Fluxo desenhado na ferramenta Miro, e wireframe e protótipo final na ferramenta Figma.
Teste de usabilidade
- Moderado, online, com total 5 pessoas do departamento de Recursos Humanos;
- Protótipo feito para computador de mesa;
- Desenvolvido pela ferramenta Figma;
- Compilação dos resultados na ferramenta Miro.
Desafios
Destacam-se os principais desafios encontrados e devidamente superados:
01. Regras de negócio
Delimitar entre as áreas as funcionalidades e regras de negócio.
02. Definir usuário final
Entender qual seria o usuário para a primeira versão a ser desenvolvida.
03. Controlar ansiedade
A ansiedade permeava todos, pois esse projeto estava há tempos a ser desenvolvido.
Entrega
A entrega foi dentro do prazo acordado, refletindo o empenho da equipe e o comprometimento de todos.
- Protótipo final;
- Tagueamento em todo fluxo;
- Documentação atualizada.